LIVRO Nº 4636 – TOMBO DA CASA DA TORRE

 

Tem este livro duzentas e uma folhas numeradas e rubricadas por mim abaixo assinado para nele se lançarem obrigações que deverão passar todos, os que tomarem de renda ten.... pertencentes ao Morgado da Casa da Torre declarando o nome do Sitio ou Fazenda sua extensão extremas, em qual e ...... em que Capitania e a quantia, que deverão pagar de renda a mesma ...... cuja satisfação obrigarão suas pessoas e bens com toda a Segurança até com fiadores se houver desconfiança advertida que se o Rendeiro houver de tomar de renda mais de um sitio ou fazenda deverá passar de cada uma , obrigação com as mesmas condições da primeira cujas obrigações deverão ser assinadas em presença de duas testemunhas, e com elas o Procurador e a forma porque se devem passar os arrendamentos e obrigações dos rendeiros vão lançados na ultima folha deste livro.

Bahia 24 de Outubro de 1815.

 

Antonio Joaquim Pires de Carvalho Albuquerque Cavalcante d’Avila Pereira


Nº DE ORDEM

ARRENDATÁRIOS

DISTRITO

POSSE

DATA

LIMITES

OBSERVAÇÕES

01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manoel Joaquim de Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jeremoabo

Fazenda Barreguda

 

01/01/816

 

A Fazenda extrema para a parte do Norte com a Canabrava do Sintra no lugar do baixa cima e na frente do moco Malhada Vermelha e parte do nascente extrema com Necuritiba na pedra do moco na extensão de uma légua pouco mais ou menos para o Sul na lagoa do Fernandes, extremando com terras da Fazenda do poção de José Ferreira de Brito na extensão de uma légua pouco mais ou menos para parte do poente extrema com a Fazenda da Quixaba no lugar denominado Malhada da Jerema extensão de outra légua pouco mais ou menos. Pagando de renda anual dez mil.

 

Obrigo-me a obrigação supra como minha, que é de hoje em diante. 21/3/1828. José Tomáz.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTA: Levantadas 348 (trezentas e quarenta e oito) propriedades, localizadas na região norte do Estado da Bahia, pertencentes ao Morgado da Torre.

FONTE: TOMBO DA CASA DA TORRE - LIVROS N. 4636 e 4637. Arquivo Público do Estado da Bahia / Seção Colonial:



 





(http://www.casadatorre.org.br
)