DR. RUI VIEIRA DA CUNHA
da Académie Internationale d'Héraldique


O meio Acadêmico, Histórico e Científico, assim como o Brasil, perdeu no dia 01 de outubro de 2003 um de seus maiores pesquisadores e difusor da Cultura Histórica Brasileira.

Ruy Vieira da Cunha nasceu em Castelo/ES, em 12 de junho de 1926, filho do também escritor e historiador dr. Ciro Vieira da Cunha (1897-1976) e de Ilca Vieira da Cunha (nascida Assis Ribeiro).

Bacharel emCiências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da U. B. (1948). Tinha cursos de especialização no Brasil e Exterior (Univ. do Chile, Inst. de Estudos Superiores de Montevideo, Escola de Administração da França, Inst. de Ciências Políticas da Univ. de Paris), Curso Superior da ESG (1963).

Foi Advogado militante. Técnico de Administração do DASP, Assistente Judiciário do DASP e do Ministério da Justiça. Chefe do Serviço de Pesquisa Histórica do Arquivo Nacional. Diretor da Escola de Serviço Público do DASP. Diretor da Divisão de Educação Extra-Escolar do MEC. Membro do Corpo Permanente da ESG )Adjunto e Chefe da Divisão de Assuntos Políticos e de Assuntos Psicossociais). Secretário Geral do Ministério da Saúde. Ministro de Estado (interino) da Saúde. Membro da Comissão Nacional de Moral e Civismo. Delegado do Brasil na Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde. Assessor Especial do Diretor da FUNABEM e do Serviço de Promoção Social do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Diretor do Inst. Bras. de Bibliografia e Documentação (IBBD). Membro do Conselho Editorial da Bibliex (Biblioteca do Exército). Professor Visitante da Faculdade de Filosofia de Marília/SP, e da UFES. Professor em Curso de Pós-Graduação da Univ. Mackenzie/SP.

Pertencia aos Institutos Históricos do ES, MT, RN, BA, SP, SC, Sorocaba/SP, Juiz de Fora/MG, Uruguaiana/RS, Jaguarão/RS e Santa Maria/RS, ao Instituto Genealógico Brasileiro, Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil, Sociedade Brasileira de Geografia, Instituto de Estudos Genealógicos do RS, Academia Espiritosantense de Letras, Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, Académie Internacionale d´Héraldique/Paris-França, Instituto Portugues de Heráldica, Inst. Argentino de Ciências Genealógicas, Inst. de Estudos Genealógicos do Uruguai, Acad. Costariquenha dede Ciências Genealógicas.

Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 11/12/1974 e efetivo a partir de 24/06/1987.

Possuia a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico, a Medalha Imperatriz Leopoldina, a Medalha de Prata Santos Dumont, a Medalha do Pacificador, Cruz do Mérito da Educação Moral e Cívica, as Insígnias do Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil, a medalha João Ramalho.

Publicou: A Ilha da Trindade e a Desapropriação por Utilidade Internacional, Vitória/ES, 1948 (Prêmio Ruy Barbosa) --- Para Biografia de Elias Antonio Lopes, RJ, 1957 --- Das Armasde Itaboraí, RJ, 1961, --- Á Margem das Armas do Colégio Brasileiro de Genealogia, RJ, 1967 (Separata) --- Os Primeiros Reis de Armas do Brasil, SP, 1963 (Separata) --- A Pensão do Visconde de Barbacena, SP, 1963 --- Notas de Um Pasasavante, RJ, 1965, 1a. fase--- Estudo da Nobreza Brasileira, RJ, 1967, Vol. I (Cadetes), Vol. II (Fidalgos de Cota de Armas), RJ, 1969, (a esses dois volumes lhe foi conferido o Prêmio Afonso X, El Sabio, pelo Inst. Internacional de Genealogia e Heráldica, de Madrid); --- Figuras e Fatos da Nobreza Brasileira, RJ, 1975; A História, a Geografia e o Poder Nacional, RJ, ESG, 1968; Carcaterísticas Psicosociais da Época Contemporânea, RJ, ESG, 1975; ConflitosPsicosociais, RJ, 1975; Uma Política de Proteção ao Homem Brasileiro, RJ, 1975; Aspectos Humanísticos do desenvolvimento Brasileiro, Curitiba, 1976; O Homem Brasileiro, RJ, 1977; SP, 1981; A Juventude e o Aprimoramento da Democracia Brasileira, Curitiba, 1977; A Universidade no Contexto da Segurança e do Desenvolvimento, Curitiba, 1978; O papel das Elites Culturais Brasileiras, Rio Grande, 1978; ; Caráter Nacional Brasileiro, RJ, 1979; Cultura e Educação: Definição, Estágios e Aprimoramento, Curitiba, 1979; Educação e Segurança Nacional, Curitiba, 1980, Continuando a coleção Estudo da Nobreza Brasileira, ainda publicou: Vol. IV (Grandes do Império), Edição do Autor, RJ, 1996, Vol. V - (Tratamentos), Edição do Autor, RJ, 1999, Vol. VI - (Duques), Edição do Autor, RJ, 2002, - Vol. VII - (Bispos), Edição do Autor, 2003; (Ainda ficou inacabado o VIII Volume da Série).

Ruy Vieira da Cunha era casado há 22 anos com a tambem Acadêmica Cenilde Lock Vieira da Cunha, pais de dois filhos: Felipe, 19 anos, (Fazendo Direito pela PUC,/RJ) e Fernando, 14 anos, com inclinação à área de Informática.



FONTE:
JORNAL BRASILEIRO DE CULTURA. Disponível no endereço:
www.jbcultura.com.br - Visitado em 04/12/2003.


 

(http://www.casadatorre.org.br)