.F11..- - FULL SCREEM -Melhor visualização  
TORRE SINGELA DE SÃO PEDRO DE RATES 460 ANOS - 1551 - 2011
..
1º Sistema de Telecomunicações do Brasil
A história, de mais de três séculos, da Casa da Torre está intimamente ligada à história das Telecomunicações no Brasil, uma vez que foi naquela Torre de Garcia d'Avila que se estabeleceu um primeiro sistema de comunicação à distância, no país, ligando-a à primeira capital do Brasil - a Cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos:
A Torre Singela de São Pedro de Rates
Mata de São João - Brasil (EmTatuapara - Praia do Forte)
....
Imagens In: < http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/o-municipio/historia.php >.

A Torre Singela de São Pedro de Rates
Imagens, fotos e montagens CDAvila - CCPCTorre
.... ....


. Imagem da Ruína da Torre, em 1919
 
CIDADES GÊMEAS - 1 ANO
2010 - 2011
....
São Pedro de Rates - Portugal
Mata de São João - Brasil (EmTatuapara - Praia do Forte)
   
S. Pedro de Rates é a maior freguesia do concelho da Póvoa de Varzim (com uma área de 1.383 ha). Desconhece-se a sua origem no tempo: a maior parte dos estudiosos afirma-a como anterior à ocupação romana ou, pelo menos, do tempo desta (o que o termo " ratis " parece comprovar).



rates aerea



Portugal__________CIDADES IRMÃS __________Brasil_
São Pedro de Rates
Mata de São João
....
NOTÍCIA
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2010
São Pedro de Rates e Mata de São João – comunidades-irmãs
assinaram acordo
Foi ontem assinado, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rates, o acordo de geminação entre São Pedro de Rates e Mata de São João.
In: < http://www.cm-pvarzim.pt/ >
....

....
Na cerimónia estiveram presentes José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Joselito Pereira Nascimento, Presidente da Câmara Municipal da Mata de São João e Alexandre Rossi, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mata de São João.
....
In: < http://www.cm-pvarzim.pt/groups/staff/conteudo/noticias/sao-pedro-de-rates-e-mata-sao-joao-2013-comunidades-irmas-assinaram-acordo >
....
....
NOTÍCIA
QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2010
Mata de São João celebra parceria com São Pedro de Rates
Em sessão especial ocorrida ontem, no plenário da câmara municipal de Mata de São João requerida pelo vereador Alexandre Rossi, autor do projeto de Cidade Irmã com São Pedro de Rates em Portugal, foi assinado o protocolo de cooperação entre as duas cidades, pelo prefeito João Gualberto, o presidente da Junta da Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, cônsul de Portugal, João Sabido Costa, presidente da câmara, Joselito Pereira e o vice-presidente, Alexandre Rossi. O vereador Alexandre Rossi estará em Portugal no próximo dia 26 de abril para as comemorações do aniversário de Rates, bem como mantendo uma agenda de visitas com organizações, universidades e empresas de Portugal.
....
....
Fonte: Blog do Vereador Alexandre Rossi. Leia o texto completo, clicando
 
Fonte: Blog do VereadorJoselito Pereira. Leia o texto completo, clicando
....
....
Mata de São João, Bahia, Brasil
13 de abril de 2010

Homenagem de descendentes de
Garcia d'Ávila

Nesta data verdadeiramente histórica, em que a Freguesia de São Pedro de Rates – Berço de Garcia d’Ávila tornou-se, formalmente, “Irmã-Gêmea” da Cidade de Mata de São João – Berço da Casa da Torre foi com grata satisfação que os descendentes destas duas Origens, congregados neste Centro Cultural foram representados na memorável Sessão da Câmara Municipal, por Caio Cesar Tourinho Marques, Visconde de Tourinho, presidente da seção do Brasil Setentrional da Associação da Nobreza Histórica do Brasil.
Agradecemos e rogamos aos Padroeiros – São Pedro de Rates e Nossa Senhora da Conceição da Torre de Garcia d’Ávila –, que protejam e iluminem a todos, para que saibamos aproveitar tão auspiciosa oportunidade, como instrumento de contato entre as populações e culturas, em prol da paz e do desenvolvimento.

Deus a todos guarde muitos anos.
....
 
Salvamento da Torre Singela de São Pedro de Rates
1981
- 1989 - 2011
.... ....
.
...
......“Palestra no IHGB - 1989”
.
.......CASTELO DA TORRE DE GARCIA D'AVILA

– "UM MONTÃO UNIFORME DE RUÍNAS, AFOGADO PELO MATO INSIDIOSO, QUE AS ASSEMELHA A UM FANTASMA – SEM A DIGNIDADE DO PASSADO". Escreveu um cronista baiano, em 1969.

"ABANDONO MARCA O FIM DO CASTELO GARCIA D'AVILA ... AINDA SOFRE AÇÃO DO TEMPO E DOS PREDADORES". Publicou o jornal A Tarde, em Salvador, do dia 14 de junho deste ano de 1989.

MINHAS SENHORAS, AUTORIDADES, MEUS SENHORES – Algo deve ser feito, para salvar esta relíquia de monumento histórico, que se encontra com a sua estabilidade comprometida, constatando-se alto grau de deterioração em suas rochas e argamassas.


Abandonado na segunda metade do século XIX, transformou-se em ruína, estando há quase um século e meio, à mercê de depredações, saques, exposto à ação do intemperismo, à ação mecânica da vegetação, às acomodações do terreno, ao envelhecimento das argamassas e às cargas excessivas, como conseqüência de fraturas, trepidação e infiltração de água, recomendando PROVIDÊNCIAS URGENTES.
....
....
Christovão de Avila
Presidente CCPCTorre
www.casadatorre.org.br