.F11..- - FULL SCREEM -Melhor visualização  
ENTRADA NO SITE:
FAROL DE ABROLHOS - 150 ANOS
1861 - 2011


FARÓIS DA BARRA E GARCIA D’ÁVILA SÃO ABERTOS À VISITAÇÃO PÚBLICA NA BAHIA.
No dia 17 de maio o V Alte Autran, Alte Esq Moura Neto e C Alte Bento abrem, oficialmente, a Torre do Farol da Barra à visitação pública.
No dia 21 de maio, na Praia do Forte, município de Mata de São João (BA), o Farol Garcia d’Ávila foi aberto à visitação pública.

A TORRE DE GARCIA D'ÁVILA
Cumprindo o Regimento de D. João III - Rei de Portugal - Garcia d'Avila 1o construiu, em 1551, o que ele chamou de "Torre Singela de São Pedro de Rates", depois o Solar e sua Capela de Nossa Senhora da Conceição, tendo o Castelo da Torre sido concluído em 1624, por seu neto e herdeiro Francisco Dias de Avila Caramurú.
FAROL DE ABROLHOS COMPLETA 150 ANOS
O Farol de Abrolhos completou 150 anos de instalação no dia 8 de maio. Localizado na Ilha de Santa Bárbara, a maior do Arquipélago de Abrolhos (BA), o Farol foi instalado no ano de 1861, por ordem de D. Pedro II. O propósito foi tornar segura a navegação das embarcações que faziam a rota marítima entre Salvador e os portos do sul do País, tendo em vista o grande perigo que era navegar naquela região.

A TORRE SINGELA DE SÃO PEDRO DE RATES, POR CHRISTOVÃO DE AVILA

Dentre as atividades previstas para a Bahia, em comemoração dos 150 anos de instalação Farol de Abrolhos, o Comando do 2º Distrito Naval programou diversas atividades, visando chamar a atenção da população sobre a importância dos faróis brasileiros para a segurança da navegação, dentre elas a abertura à visitação pública do Farol Garcia D'Ávila, localizado em Praia do Forte, a partir de 21 de maio.
EXPOSIÇÃO RESGATA A HISTÓRIA DE UM FAROL
Foi no dia 21 de maio a abertura da exposição Iluminando Memórias, que conta as transformações ocorridas em torno do Farol Garcia D’Ávila e sua relação com o Projeto Tamar.

FAROL DA BARRA SERÁ ABERTO AO PÚBLICO APÓS 4 SÉCULOS DE HISTÓRIA
O Farol da Barra - historicamente o mais importante das Américas, pela primeira vez, após quatro séculos da sua implantação, será aberto ao público. O evento de liberação das instalações acontecerá no dia 17 de maio com a presença de historiadores, autoridades civis e militares, dentre os quais o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha.
FAROL DE ABROLHOS COMPLETA 150 ANOS
O Farol de Abrolhos completou 150 anos de instalação no dia 8 de maio, tendo sido instalado no ano de 1861, por ordem de D. Pedro II. O propósito foi tornar segura a navegação das embarcações que faziam a rota marítima entre Salvador e os portos do sul do País, tornando-se o sinal náutico mais importante do sul da Bahia. Dentre as atividades previstas estão a instalação de uma placa alusiva à data, na torre do Farol de Abrolhos; e a abertura à visitação pública do Farol Garcia D’Ávila, localizado na Praia do Forte, a partir de 21 de maio, e do Farol da Barra, a partir de 17 de maio.
FARÓIS DA BARRA E GARCIA D’ÁVILA SÃO ABERTOS À VISITAÇÃO PÚBLICA NA BAHIA



V Alte Autran (E), Alte Esq Moura Neto (C) e C Alte Bento (D) abrem, oficialmente, a Torre do Farol da Barra à visitação pública
(In: .<.. https://www.mar.mil.br/nomaronline/noticias/25052011/01.html >, em 29.mai.2011 )


O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, participou da solenidade de abertura da torre, no Farol da Barra, em Salvador, que teve outros propósitos como a comemoração dos 150 anos do Farol de Abrolhos e dos 50 Anos de Criação da Força de Minagem e Varredura.


Alte Esq Moura Neto (C), recebendo o CMG RES Pedro Monteiro (D) e o V Pres CCPCTorre Henrique Abreu (E), descendentes de Garcia d'Ávila, que participaram das solenidades homenageando a Marinha do Brasil.
Fotos 2 e 3: H Abreu

LINK: Clique na imagem acima para a
Notícia da Marinha do Brasil
Cerimônia oficial, na cidade do Salvador - Bahia
17 de maio de 2011
George Brito e Içara Bahia - Foto: Xando P. / Ag. A TARDE 18 de maio de 2011
Convite oficial. Documento histórico do arquivo do CCPCTorre. Postado em 18 de maio de 2011