.F11..- - FULL SCREEM -Melhor visualização
CARAMURU 500 ANOS
Eventos no Brasil - Rio de Janeiro e Bahia

Diogo Álvares Caramuru
no Forte de Copacabana


Uma exposição reuniu brasões de armas de titulares, famílias e instituições, documentos, reproduções de telas famosas e mapas, desde as origens e a formação da família brasileira à consolidação da Independência do Brasil.

Em 2009, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana relembrou os quinhentos anos da chegada de Diogo Álvares, o Caramuru, com a história da colonização do Brasil, contada através de Brasões de Armas “Caramuru 500 anos - das Origens do Brasil à Independência - o Heróico Vianense e uma Princesa Índia "Katherine du Brésil”.

Entre as 48 peças exibidas ao público, estavam os brasões das cidades homenageadas: Viana do Castelo, São Pedro de Rates e Póvoa de Varzim, em Portugal, Saint Malo, na França, Mata de São João, nas origens de Caramuru, berço da Casa da Torre, e Salvador na Bahia, berço do Brasil, onde Caramuru fundou Vila Velha, assim como de St. Augustine, na Flórida, primeiros núcleos contínuos do Brasil e dos Estados Unidos da América.


A EXPOSIÇÃO
Rio de Janeiro
BRASIL
Museu Histórico do Exército e
Forte de Copacabana
CURADOR: Christovão de Avila - Fundador e Presidente do Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre.
Brasões de Armas: Acervo do Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila
FOTOS da Exposição: CDAvila
IMAGEM em destaque, na Exposição: Conjunto escultórico da autoria do Mestre José Rodrigues, na Praça da República, uma homenagem que a Câmara Municipal de Viana do Castelo prestou a "Caramuru - O Vianense criador da Brasilidade", segundo o Presidente Defensor Moura, para dar a conhecer a História de Viana do Castelo e os personagens que a fizeram grande.
FOTO em Destaque: Carlos Rocha. Uma gentil colaboração de um destacado Fotógrafo,
de Viana do Castelo, homenageando o Povo Brasileiro
01.jan.2009
Fotos Caramuru em Viana do Castelo
"Imagens fotografadas (em Portugal) por Carlos Rocha em destaque no Brasil":
Imagens de Portugal em destaque no Brasil
Christovão de Avila - Presid. CCPCTorre - Curador
...


OS PARTICIPANTES
Museu Histórico do Exército
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Associação da Nobreza Histórica do Brasil
MHEx -FC
IGHB
IGB
ANHB
AMOGRAÇA
CCPCTorre
MATA SÃO JOÃO
Museu Histórico
do Exército e Forte
de Copacabana
Instituto
Geográfico e
Histórico da Bahia
Instituto
Genealógico
da Bahia
Associação da Nobreza Histórica
do Brasil
Associaçao
de Moradores
da Graça
Centro Cultural e
de Pesquisas do Castelo da Torre
Prefeitura de
Mata de São João


AS HOMENAGENS
PORTUGAL
FRANÇA
PORTUGAL
BRASIL
Viana do Castelo
Saint Malo
São Pedro de Rates
Mata de São João
Salvador
Berço de Diogo Álvares, o Caramuru
Batismo de Ketherine du Brésil, onde se casaram
Berço de Garcia d'Ávila e de Tomé de Souza
Berço da Casa da Torre de Garcia d'Ávila
Berço do Brasil e sua primeira Capital


A VERNISSAGE
Rio de Janeiro - Brasil, 07 de julho de 2009, às 19:30 horas
Cerimônia de abertura da Exposição, presidida pelo Cel. Edson Silva de Oliveira, Diretor do Museu Histórico do Exército
e Comandante do Forte de Copacabana.
Palavras do Curador Christovão de Avila Pires, ladeado pelo Cel. Edson Silva de Oliveira e Francisco Pires Albuquerque, que participa da organização dos eventos Caramuru 500 Anos.
Palavras de Francisco Pires Albuquerque, apresentando o roteiro da exposição, que vai das Origens do Brasil até a Consolidação da Independência, com descendentes de Caramuru.
Maria Cecília Pires e Albuquerque Penna, assessora de imprensa, fala sobre as "Mulheres da Casa da Torre", desde a princesa índia Paraguaçu, nas origens do Brasil. Ao seu lado a historiadora Alvacoeli Pires e Albuquerque Ardissone.
Christovão de Avila homenageia o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mata de São João, na Bahia, Vereador Alexandre de Lima Rossi, que representou no evento o Prefeito João Gualberto Vasconcelos.
Discursa o Vereador Alexandre Rossi, que é autor do projeto de Cidades Irmãs, Mata de São João e São Pedro de Rates, Concelho de Póvoa de Varzim, berço do primeiro Garcia d'Ávila.
Encerrando a cerimônia de abertura, o Cel. Edson destaca os eventos do Ano da França no Brasil, ali concentrados neste mês de julho, aos quais esta exposição está integrada.
Pedro Henrique Cavalcanti de Sousa, Angelique Chartouny, com Christovão de Avila e esposa Vilma Resende de Avila Pires.
Vereador Alexandre Rossi, Ministro do STF Luiz Octavio Pires e Albuquerque Gallotti, Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, Murillo de Souza Campos e Christovão de Avila.
Cel. Edson, Rose Amaral, Luiz Brito Filho, Brigadeiro Luiz Guimarães e Sra. e Fernando Cardoso.
Cel. Edson entre Esther Caldas Guimarães Bertoletti e o General Luiz Augusto Cavalcanti Moniz de Aragão.
Pedro Henrique de Sousa, Brigadeiro Luís da Silva Guimarães e Sra. e Fernando Cardoso. Cel. Edson, Luiz Felipe de Avila Pires e Risodalvo Menezes.
Luiz Felipe, Andrea Lorenzoni, Maria da Penha Resende, Vilma, Christovão e Maria de Lourdes de Avila Pires e Geny Lorenzoni.
O Vice-Presidente do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro António da Silva Peña Loulé, e Sra.
Risodalvo Menezes, Vilma e Christovão de Avila, que também representou o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, presidido por Consuelo Pondé de Sema, e Eduardo Pellew Conde de Wilson, Vice-Presidente, representando a Associação da Nobreza Histórica do Brasil, instituições participantes do evento.
O Curador Christovão de Avila, entre o Vereador Alexandre de Lima Rossi e o Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia, Carlos Eduardo de Almeida Barata, que representou o Instituto Genealógico da Bahia, participante do evento, presidido por Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior.
Pe. Jesús Hortal Sánchez, S.J., Reitor da PUC-Rio, onde Christovão de Avila foi professor, prestigiou a exposição.
Grupo de descendentes de Diogo e Catarina Álvares Caramuru e convidados, em frente à reprodução, em tamanho natural,
da famosa tela da Sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia - "Sonho de Paraguaçu".
IMAGENS da Vernissage: Acervo do Forte de Copacabana. FOTOS: Sgt. Sergio Nunes
Christovão de Avila - Presid. CCPCTorre - Curador
...

NOTICIÁRIO - PORTUGAL
NOTICIÁRIO - BRASIL


O TURISMO NO BRASIL


A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO mostrou ao trade do Rio suas plataformas e ações para o Turismo.

O auditório do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, tornou-se pequeno para receber o trade turístico carioca no último dia 31 de julho. O motivo foi a apresentação da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) em ato organizado pelas entidades ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis) e FC&VB-RJ (Federação de Conventions & Visitors Bureau Rio de Janeiros) como a nova entidade do turismo brasileiro, cuja categoria econômica produtiva passou a ter sua entidade sindical de 3º Grau, representativa do setor em nível nacional.

............................
.........................( In: www.cntur.com.br )

O presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto acompanhado de Alfredo Lopes (E) , deputado estadual João Pedro, senador Leomar Quintanilha e Paulo Senise (D)


A CNTUR homenageou o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana reforçando a importância dos Fortes como equipamentos emblemáticos de Turismo do País.

........INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL DO MHEx-FtCopac: Clique aqui

Na foto o Presidente da CNTUR Sr Nelson de Abreu Pinto, o Exmo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Gen Bda Juarez Aparecido de Paula Cunha e o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana Cel Edson Silva de Oliveira.
Na ocasião foi apresentada a nova Plataforma Nacional do Turismo, projeto coordenado por Paulo Gaudenzi (consultor e ex-secretário de Turismo da Bahia), que visa identificar gargalos e buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do setor; e a aprovação do Sistema “S”, Projeto de Lei do senador Leomar Quintanilha, que visa cumprir o principal objetivo da CNTur, que é a qualificação profissional, por meio da criação do Senatur - Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo - e Sestur - Serviço Social do Turismo.


.............................. FOTO: Apresentação de Paulo Gaudenzi
O TURISMO CULTURAL NA BAHIA
Paulo Gaudenzi (consultor da CNTur e ex-secretário de Turismo da Bahia), na oportunidade, visitou a Exposição Caramuru 500 Anos, revendo a famosa tela da Igreja da Graça, cuja primeira hermida foi construída por Caramuru e Paraguaçu, em Vila Velha, hoje bairro da Graça, em Salvador, primeiro núcleo europeu contínuo do Brasil. Acompanhou-o o curador da exposição, Christovão de Avila.
Profundo conhecedor da História da Bahia - Origem do Brasil, Paulo Gaudenzi tomou conhecimento de todos os detalhes heráldicos e históricos da exposição, dentre eles, a Torre Singela de São Pedro de Rates, construída em 1551, homenageando a terra natal, por Garcia d'Ávila, em Tatuapara, Praia do Forte, Município de Mata de São João, onde se localiza o parque histórico do Castelo Garcia D’Ávila, que atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo.



..
Christovão de Avila
www.casadatorre.org.br

Biografia
..
É permitida e estimulada a reprodução e a divulgação parcial ou integral, do conteúdo da presente Home Page, desde que mencionados os autores e as origens, reservados os direitos dos respectivos autores.

© Copyright 1989-2009

..
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
casadatorre.org.br não se responsabiliza pelo conteúdo e oferta de produtos e serviços contidos em qualquer site e/ou loja virtual, a ele conectado.