CADASTRO
 
Documentação Precisa
"Art. 16º: Todos os trabalhos devem ser sempre acompanhadas de uma documentação precisa ..."
Apresentação em Viena - Austria
No Congresso da ISPRS, em 1996: Primeiros Procedimentos para Restauração do Castelo de Garcia D'Avila.
Recomendações do ICOMOS
Em 1987, em Washington D.C., a Resol. nº 2 do CIPA, concernente a constituição de Arquivos Fotogramétricos.
Apresentação em Göteborg - Sweden
CIPA International Symposium 1997, 30 September to 3 October 1997.
Providências no Brasil - Cronologia
1977 - Castelo da Torre na Bahia.
1990 - Fotogrametria Cristo Redentror.
1993 - Fotogrametria Castelo da Torre.
Apresentação em Recife - PB
No XIX Congresso Brasileiro de Cartografia, 3-8.out.1999, foi apresentado o Fortificações Históricas no Brasil (PDF)
Fotogrametria na Bahia
Levantamento de alta precisão do Castelo da Torre, pioneiro no Brasil, com documentação fotogramétrica.
Apresentação em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte - Minas Gerais, 29.set.03. foi apresentado o Cadastro Fotogramétrico do Castelo da Torre.
Projeto Documentação Precisa
2001 - Projeto Documentação Precisa de Monumentos e Sítios Históricos e Arqueológicos, com fotogrametria Digital.
Apresentação em Bari - Italy
Politecnico di Bari Il G.I.S. e i Beni Architettonici Aula Magna "A. Alto" 13/14/15 novembre 2003.
Situação internacional
Em funcionamento, em julho de 1999, 6 (seis) Working Groups e 2 (dois) Task Groups, no CIPA.
Referências bibliográficas
Principais referências.



Documentação Precisa

A preocupação universal com a preservação do patrimônio histórico despontou no final do século XIX. Um movimento que veio lentamente se desenvolvendo, até que, em 1964, a Carta de Veneza estabeleceu novos conceitos para a preservação das heranças culturais deixadas pelos nossos ancestrais:

"Portadoras de uma mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo são atualmente um testemunho vivo de suas tradições seculares. A Humanidade, que a cada dia vem tomando consciência da unidade dos valores humanos, as considera como um patrimônio comum, e pensando nas gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável pela sua preservação. Ela aspira transmiti-las com toda a riqueza de sua autenticidade.

Art. 16º: Todos os trabalhos de conservação, restauração e escavação devem ser sempre acompanhadas de uma documentação precisa (aqui se enquadra a Fotogrametria) sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotos. Todas as fases de limpeza, consolidação recomposição e integração, bem como os elementos técnicos e formais identificados ao longo dos trabalhos devem ser ali consignados. Essa documentação será depositada nos arquivos de um órgão público e posta à disposição dos pesquisadores; recomenda-se sua publicação."

Topo



Recomendações do ICOMOS

Em 1987, a VIII Assembléia Geral do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS, realizada em Washington D.C. (USA) de 10 a 15 de outubro de 1987 aprovou a Resolução nº 2 do Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica - CIPA, concernente a Arquivos Fotogramétricos, com uma recomendação nos seguintes termos:

"Considerando as ameaças a que os monumentos e sítios estão continuamente sujeitos, particularmente às intempéries e forças da natureza, e,
Tomando em conta as possibilidades de Documentação científica e registro, oferecidos pela constituição de Arquivos Fotogramétricos das propriedades culturais, a Assembléia Geral, recomenda a todos os países membros do ICOMOS:

- a constituição do Arquivo Fotogramétrico de seus monumentos e sítios incluídos na Lista de Patrimônio da Humanidade,
-
a extensão, ao máximo possível, do seu Arquivo, àquelas construções e sítios da lista de seus bens tombados,
-
dar, nesta atividade, prioridade aos monumentos e sítios situados em regiões sujeitas a riscos de desastres naturais, particularmente em zonas de terremoto,
-
solicitar, se necessário, a cooperação internacional para o estabelecimento deste Arquivo Fotogramétrico."




Providências no Brasil - Cronologia (1990/2000)

1990 - O Instituto Militar de Engenharia - IME, apresentou, em outubro, um primeiro trabalho de Levantamento Fotogramétrico Arquitetônico do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sob a direção do Prof Cel Martins Gomes, durante o XIII Simpósio Internacional do CIPA, em Cracóvia-Polônia, e vem, desde então, desenvolvendo estudos, pesquisas e trabalhos práticos, acadêmicos e de difusão, dos quais tenho acompanhado e participado de alguns, citamos:

1992 - O I SEFLA - Seminário de Fotogrametria Terrestre Aplicada a Levantamentos Arquitetônicos e Arqueológicos, realizado no Instituto Militar de Engenharia - IME de 25 a 29 de maio de 1992, no Rio de Janeiro - RJ, com a participação do Prof Antonio Cheli da Universidade de La Plata - Argentina, quando foi aprovada uma proposição para a regulamentação técnica do Arquivo Fotogramétrico Brasileiro. Neste mesmo ano foi o trabalho do Cristo Redentor apresentado no XVII Congresso Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto-ISPRS, em Washington-USA - AGO.1992.





MODELO FOTOGRAMÉTRICO
FACHADA NOROESTE



RESTITUIÇÃO FOTOGRAMÉTRICA
CASTELO DA TORRE E FORTE GARCIA D'AVILA

Convênio Ministério do Exército - IME / Fundação Garcia D'Avila
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre - Apoio Odebrecht


1993
-
Iniciou-se, sob a coordenação do Eng Christovão de Avila, presidente do Centro de Pesquisas do Castelo da Torre e com o apoio local da Fundação Garcia D'Avila, a primeira etapa do processo de Restauração das Ruínas do Castelo da Torre, através do Convênio assinado em 08.DEZ.1993, entre o Ministério do Exército / Instituto Militar de Engenharia - IME e a Fundação Garcia D'Avila, tendo a interveniência da então Fundação Pró-Memória e do CCPCTorre. Consistiu da execução de um acurado Levantamento Fotogramétrico do monumento, pioneiro no Brasil, com a documentação e registro de alta precisão, que teve o apoio das Organizações Odebrecht, através do Projeto Sauípe.

Este trabalho foi apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Cartografia com o título de Cadastro Fotogramétrico o Castelo da Torre de Garcia D'Avila - Bahia, 1a etapa, (Cel Martins Gomes, Eng Christovão de Avila, Prof Herbert Herwes et al - IME) (in Revista Militar de Ciência e Tecnologia Vol. XI - No 1 JAN/MAR-94, Rio de Janeiro, 1994, pp. 7-12 ).




REVISTA MILITAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


1994
- A Sociedade Brasileira de Cartografia, dando cumprimento a uma proposição aprovada no XVI Congresso Brasileiro de Cartografia, convocou os intervenientes e interessados e constituiu em 10 de novembro de 1994, no Rio de Janeiro - RJ, um Grupo de Trabalho com a finalidade a desenvolver um Anteprojeto para o Cadastro Fotogramétrico de Monumentos Históricos do Brasil.

1995 - Foi estabelecida, pelo Grupo de Trabalho, "uma proposta de metodologia para criação e manutenção do Cadastro Fotogramétrico, em consonância com a política de preservação do IPHAN e dos demais órgãos responsáveis pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro", trabalho este apresentado no XVII Congresso Brasileiro de Cartografia, em Salvador, BA, pelo Eng Christovão de Avila. Nesta ocasião foi realizado o II SEFLA - Seminário de Fotogrametria Terrestre Aplicada a Levantamentos Arquitetônicos e Arqueológicos.


1996
- No Congresso da ISPRS em Viena - Áustria é apresentado um trabalho - PRIMEIROS PROCEDIMENTOS PARA RESTAURAÇÃO DO CASTELO DE GARCIA D'AVILA (Cel Martins Gomes, Eng Militar Christovão de Avila, Prof Herbert Herwes et al - IME)

1997 - Durante o XVIII Congresso Brasileiro de Cartografia, no Rio de Janeiro realizou-se o III SEFLA - Seminário de Fotogrametria Terrestre Aplicada a Levantamentos Arquitetônicos e Arqueológicos, sendo apresentado o projeto de criação de um Centro de Treinamento para Fotogrametria a Curta Distância na América do Sul, levado a Goteburgo - Suécia. CIPA International Symposium 1997- (PROGRAM: 30 September to 3 October 1997, Göteborg, Sweden), despertando interesse internacional.


1999 - No XIX Congresso Brasileiro de Cartografia, em Recife - 3-8.OUT, foi apresentado o primeiro Projeto Fotogramétrico brasileiro, utilizando a Regra 3x3, um trabalho coordenado pelo Prof Cel Martins Gomes, do IME, que teve a participação, além do IME, da Universidade Técnica de Viena - Áustria, da UFRJ e da empresa AEROFOTO CRUZEIRO S. A.

Neste mesmo Congresso o Eng Militar Christovão de Avila apresentou o projeto Fortificações Históricas no Brasil, em desenvolvimento, sob sua coordenação geral, pela Fundação Ricardo Franco, de apoio ao Instituto Militar de Engenharia, tendo como protótipo o Cadastro Fotogramétrico o Castelo da Torre e Forte Garcia D'Avila (1993).


2001
- Foi desenvolvido o Projeto Documentação Precisa de Monumentos e Sítios Históricos e Arqueológicos - com fotogrametria Digital a Curta Distância, tendo como objetivo criar um Protótipo de Arquivo Fotogramétrico de Monumentos e Sítios, com o estabelecimento de uma Metodologia para utilização da Fotogrametria a Curta Distância – Arquitetônica e Arqueológica –, atendendo às recomendações internacionais e às necessidades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Constou da realização inicial dos trabalhos de campo, na Bahia, seguido dos trabalhos de escritório, com fins à Restituição e à Ortofoto, no Depto. de Engenharia Cartográfica do Instituto Militar de Engenharia-IME, RJ, utilizando o programa PhotoModeler; na UNESP – Presidente Prudente, SP, utilizando o programa SOCET SET; na Universidade de La Plata, Argentina, os trabalhos relativos à Documentação das paredes internas do monumento; e teve a participação das instituições: Aerofoto Cruzeiro S.A., Arquivo Nacional, Fundação Garcia D’Avila, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro–IHGB, IPHAN – DEPROT, RJ, IPHAN – 7a SR, Salvador, e Museu Histórico Nacional.

Foi este Projeto realizado através de um Convênio da Fundação Ricardo Franco com o Ministério da Cultura, que aportou os recursos, por um Grupo de Trabalho que teve a coordenação geral do Eng Militar Christovão de Avila, sendo o desenvolvimento ampliado além dos objetivos propostos, com a inclusão, no modelo de Cadastro do IPHAN, do material obtido pelo levantamento fotogramétrico convencional, realizado pelo IME em 1993/94 e com o preenchimento de ficha de Inventário de Bens Arquitetônicos do IPHAN complementada com o Cadastro Fotogramétrico.


2003
- No XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, em Brlo Horizonte - Minas Gerais, 29.SET-03.OUT, foi apresentado este projeto, desenvolvido no ano de 2001, com o título de Cadastro Fotogramétrico do Castelo de Garcia D’Avila.

2003 - Apresentado o Cadastro Fotogramétrico do Castelo de Garcia D’Avila, na Itália, no il G.I.S. e i Beni Architettonici - Politecnico di Bari - Aula Magna "A. Alto" 13/14/15 novembre 2003, pelo Prof Cel Martins Gomes.

2008 - Encontro Técnico Conservação e Uso das Fortificações Brasileiras



Situação internacional

1999 - Existiam em funcionamento, no International Committee for Architectural Photogrammetry - CIPA, em julho de 1999, 6 (seis) Working Groups e 2 (dois) Task Groups, integrados por renomados especialistas e 1 (um) Working Group fechado:

WG 1 - Recording, Documentation and Information Management
WG 2 - Cultural Heritage Information Systems
WG 3 - Simple Methods for Architectural Photogrammetry
WG 4 - Digital Image Processing
WG 5 - Archaeology and Photogrammetry
WG 6 - Surveying Methods for Heritage Recoders
TG 1 - Non-professional Heritage Recorders
TG 2 - Single Images in Conservation

O WG - Control Information foi encerrado em 1996.

Informações mais detalhadas podem ser encontradas na Working Group's Homepage: committee.htmlcommittee.htmlindex.htmlindex.htmldelegates.htmldelegates.html




Referências Bibliográficas

CHELI de Almeida, A., 1992: Aplicación de la Técnica Fotogramétrica a Levantamientos Arquitectónicos y/o Arqueológicos: In I Seminário de Fotogrametria Aplicada a Levantamentos Arquitetônicos e Arqueológicos - I SEFLA - IME - Rio de Janeiro, 51 p.

GOMES, C.J.M. et al, 1989: A Utilização da Fotogrametria Terrestre na Conservação de Monumentos Históricos - Levantamento Fotogramétrico do Cristo Redentor - Rio de Janeiro - In XIII Simpósio do Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica - CIPA, Kracow - Poland, 1990, 12p.

GOMES, C.J.M. , Pires Jr, Christovão D Avila, Erwes, Herbert et al, 1993: Cadastro Fotogramétrico Terrestre do Castelo da Torre de Garcia D'Avila - Bahia, 1a etapa - XVI Congresso Brasileiro de Cartografia, in Revista Militar de Ciência e Tecnologia Vol. XI - No 1 JAN/MAR-94, Rio de Janeiro, 1994, pp. 7-12.

GOMES, C.J.M. , Pires Jr, Christovão D Avila et al, 1995. Anteprojeto do Cadastro Fotogramétrico de Monumentos Históricos do Brasil. In XVII Congresso Brasileiro de Cartografia, Salvador, Bahia, 13 p.

GOMES, C.J.M. , Pires Jr, Christovão D Avila, Erwes, Herbert et al, 1996. Tower Castle of Garcia D"Avila - First Outcomes for the Restoration Procedures. In XVIII ISPRS Congress, Viena, Áustria, 7p.

GOMES, C.J.M., Lima, J.B e Pires Jr.,Christovão D.Avila, 1997. Fotogrametria a Curta Distância na América do Sul: Importância e Necessidades. In XVIII Congresso Brasileiro de Cartografia, Rio de Janeiro, 4p.

GRIMALDI, P. 1994. I Beni Culturali Eclesiasti: problemi di archiviazone della documentazione fotogrammetrica. Bari. Italia, 4p.

GRUSSENMAYER, P., 1994. La photogrammétrie pour l'étude e la sauvegarde des sites et des monuments historiques. In Workshop on new Methods and Thechniques for the Preservation of Historic Sites and Monuments. Cairo, Egito, 8p.

GUERRA, F., 1996. Archeology Photogrammetry: The Site of Laodiceia ad Lycum (Turhey). In XVIII ISPRS Congress, Viena, Áustria. Vol XXXI, parte B5, Comissão V, pp 205-208.

HANKE, K, 1996. A General Aproach for Object Oriented 3D-Mapping in Digital Close Range Restitution. In XVIII ISPRS Congress, Viena, Áustria. Vol XXXI, parte B5, Comissão V, pp 215-219.

IOANNIDIS, C., Potsiou, C. e Badekas, J., 1996. 3D Detailed Reconstruction and of a Demolished Building by Using Old Photographs. In . In XVIII ISPRS Congress, Viena, Áustria. Vol XXXI, parte B5, Comissão V, pp 16-21.

LEAL, Fernando Machado, 1984. São Miguel das Missões - Estudo de Estabilização Conservação das Ruinas da Igreja - Revista do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional - Nº 19/1984. Rio de Janeiro, pp 71-96.

PIRES Jr.,Christovão de Avila, 1995. Rio de Janeiro Capital Cultural - Documentação Fotogramétrica. Curso de Geografia e História do Rio de Janeiro - Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá, 43-55 pp.

WALDHÄUSL, P. e Brunner, M., 1988. Architectural Photogrammetry World-wide and Anybody with Non-metric Cameras. In XI Simpósio do Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica - CIPA, Sofia, 14 p.

WALDHÄUSL, P. et al. 1990. Control Information in Architectural Photogrammetry. In XIII Simpósio do Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica - CIPA, Kracow - Poland, 8p.

 
CADASTRO
 

..

Christovão de Avila
www.casadatorre.org.br



..

É permitida e estimulada a reprodução e a divulgação parcial ou integral, do conteúdo da presente Home Page, desde que mencionados os autores e as origens, reservados os direitos dos respectivos autores.

© Copyright 1989-2008

..

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

casadatorre.org.br não se responsabiliza pelo conteúdo e oferta de produtos e serviços contidos em qualquer site e/ou loja virtual, a ele conectado.
 
Biografia:

CCPCTorre - Presidente - Biografia